Um estudo baseado em dados do US Census Bureau sobre o desenvolvimento imobiliário ao longo da última década revela que as cidades do Texas dominam as primeiras posições, mas três cidades da Flórida vêm logo atrás. Jacksonville ocupa o 7º lugar, Orlando o 11º e Tampa o 15º.
A análise realizada pela StorageCafe, Yardi Matrix e Commercial Edge revelou que, de 2013 a 2022, 15 das 20 cidades com os maiores volumes de construção imobiliária eram consideradas áreas urbanas em ascensão no sul ou sudoeste do país.
Crescimento do setor imobiliário e de armazenamento: insights e tendências atuais
Para realizar essa análise, os pesquisadores consideraram licenças de construção para residências avulsas e casas de condomínio, bem como a entrega de novas áreas construídas nos setores industrial, de escritório, varejo e armazenamento. E foi justamente esse último setor que registrou um crescimento significativo.
Doug Ressler, gerente de inteligência de negócios da Yardi Matrix, compartilhou alguns insights sobre o estado do mercado de desenvolvimento e, especificamente, sobre o setor de armazenamento: “Apesar dos desafios recentes enfrentados pelo setor imobiliário, os ativos industriais, casas de condomínio e de armazenamento continuam sendo os preferidos no mercado comercial”, afirma Ressler.
Tendências promissoras no setor de armazenamento
O setor de armazenamento tem apresentado um desempenho sólido, caracterizado por um equilíbrio entre oferta e demanda após o pico causado pela pandemia. Embora as taxas de ocupação ainda estejam ligeiramente abaixo em comparação com o ano anterior, essa tendência está diminuindo à medida em que se entra em uma temporada mais intensa de mudanças.
Além disso, é importante ressaltar que o aluguel médio de uma unidade padrão teve um leve aumento em relação ao mês anterior, alcançando agora o valor de US$ 127 por mês. Esses indicadores positivos destacam a resiliência e o potencial de crescimento contínuo desse setor no mercado imobiliário.
As cinco cidades mais ativas da Flórida de 2013 a 2022
Durante o período de 2013 a 2022, as cinco cidades mais ativas da Flórida em termos de desenvolvimento imobiliário foram:
- Jacksonville: A cidade registrou 37.000 licenças para construção de residências, além de possuir 1,8 milhões de quilômetros quadrados de espaço industrial e 2,4 milhões de quilômetros quadrados dedicados ao armazenamento.
- Orlando: Destaca-se com 8,2 milhões de quilômetros quadrados de espaço de varejo, 20 milhões de quilômetros quadrados de espaço industrial. O valor do espaço de armazenamento não foi informado.
- Tampa: Apresentando 3 milhões de quilômetros quadrados de espaço de varejo, 1,9 milhões de quilômetros quadrados de espaço de armazenamento e 21.500 licenças para construção de residências em condomínios.
- Miami: Com um total de 4,3 milhões de quilômetros quadrados de espaço de armazenamento, 8,4 milhões de quilômetros quadrados de espaço de varejo e 45.800 licenças para construção de residências multifamiliares.
- St. Petersburg: A cidade registrou 9.700 permissões para construção de residências em condomínios, possui 905.000 quilômetros quadrados de espaço de armazenamento e 929.000 quilômetros quadrados de espaço de varejo.
Essas cinco cidades da Flórida demonstraram uma atividade significativa no setor imobiliário ao longo dos anos, com investimentos substanciais em diversos segmentos, demonstrando todo o potencial que o mercado tem no mercado de imóveis.