Vida Floridiana

Tudo sobre a vida na Flórida.

Desenvolvimento imobiliário em ascensão na Flórida: cidades em destaque

Um estudo baseado em dados do US Census Bureau sobre o desenvolvimento imobiliário ao longo da última década revela que as cidades do Texas dominam as primeiras posições, mas três cidades da Flórida vêm logo atrás. Jacksonville ocupa o 7º lugar, Orlando o 11º e Tampa o 15º.

A análise realizada pela StorageCafe, Yardi Matrix e Commercial Edge revelou que, de 2013 a 2022, 15 das 20 cidades com os maiores volumes de construção imobiliária eram consideradas áreas urbanas em ascensão no sul ou sudoeste do país.

Jacksonville é a cidade da Flórida que teve o maior desenvolvimento imobiliário na última década | Foto: Unsplash

Crescimento do setor imobiliário e de armazenamento: insights e tendências atuais

Para realizar essa análise, os pesquisadores consideraram licenças de construção para residências avulsas e casas de condomínio, bem como a entrega de novas áreas construídas nos setores industrial, de escritório, varejo e armazenamento. E foi justamente esse último setor que registrou um crescimento significativo.

Doug Ressler, gerente de inteligência de negócios da Yardi Matrix, compartilhou alguns insights sobre o estado do mercado de desenvolvimento e, especificamente, sobre o setor de armazenamento: “Apesar dos desafios recentes enfrentados pelo setor imobiliário, os ativos industriais, casas de condomínio e de armazenamento continuam sendo os preferidos no mercado comercial”, afirma Ressler. 

Tendências promissoras no setor de armazenamento

O setor de armazenamento tem apresentado um desempenho sólido, caracterizado por um equilíbrio entre oferta e demanda após o pico causado pela pandemia. Embora as taxas de ocupação ainda estejam ligeiramente abaixo em comparação com o ano anterior, essa tendência está diminuindo à medida em que se entra em uma temporada mais intensa de mudanças.

Além disso, é importante ressaltar que o aluguel médio de uma unidade padrão teve um leve aumento em relação ao mês anterior, alcançando agora o valor de US$ 127 por mês. Esses indicadores positivos destacam a resiliência e o potencial de crescimento contínuo desse setor no mercado imobiliário.

O potencial do mercado imobiliário das unidades de armazenamento está em ascensão.

As cinco cidades mais ativas da Flórida de 2013 a 2022

Durante o período de 2013 a 2022, as cinco cidades mais ativas da Flórida em termos de desenvolvimento imobiliário foram:

  • Jacksonville: A cidade registrou 37.000 licenças para construção de residências, além de possuir 1,8 milhões de quilômetros quadrados de espaço industrial e 2,4 milhões de quilômetros quadrados dedicados ao armazenamento.
  • Orlando: Destaca-se com 8,2 milhões de quilômetros quadrados de espaço de varejo, 20 milhões de quilômetros quadrados de espaço industrial. O valor do espaço de armazenamento não foi informado.
  • Tampa: Apresentando 3 milhões de quilômetros quadrados de espaço de varejo, 1,9 milhões de quilômetros quadrados de espaço de armazenamento e 21.500 licenças para construção de residências em condomínios.
  • Miami: Com um total de 4,3 milhões de quilômetros quadrados de espaço de armazenamento, 8,4 milhões de quilômetros quadrados de espaço de varejo e 45.800 licenças para construção de residências multifamiliares.
  • St. Petersburg: A cidade registrou 9.700 permissões para construção de residências em condomínios, possui 905.000 quilômetros quadrados de espaço de armazenamento e 929.000 quilômetros quadrados de espaço de varejo.
Orlando: um destino promissor para investimentos e desenvolvimento imobiliário.

Essas cinco cidades da Flórida demonstraram uma atividade significativa no setor imobiliário ao longo dos anos, com investimentos substanciais em diversos segmentos, demonstrando todo o potencial que o mercado tem no mercado de imóveis.