Vida Floridiana

Tudo sobre a vida na Flórida.

Como se integrar às comunidades brasileiras na Flórida

Viver em um novo país pode ser uma experiência desafiadora, mas integrar-se às comunidades locais pode tornar essa transição mais suave e gratificante.

Na Flórida, onde a comunidade brasileira está presente, há diversas oportunidades para construir conexões significativas. Se você é um brasileiro buscando se integrar às comunidades no Sunshine State, confira algumas dicas.

Utilize as redes sociais

Plataformas como Facebook e Telegram têm grupos dedicados a brasileiros que residem na Flórida. Fazer parte desses grupos é uma forma de se manter atualizado sobre eventos, obter conselhos e fazer perguntas a quem mora e já conhece bem a região.

A cidade de Oakland Park, por exemplo, que fica na região metropolitana de Fort Laurdedale, tem uma comunidade brasileira que se comunica através do Vivendo em Oakland Park.

Outra alternativa são os aplicativos de encontros. Existem apps específicos para conectar pessoas com interesses comuns, e isso pode ser uma maneira eficaz de encontrar grupos locais de brasileiros interessados nas mesmas atividades.

Participe de eventos culturais

Muitas cidades nos Estados Unidos sediam festivais que celebram a cultura, música e culinária de outros país. A Flórida, como um dos estados que mais recebem turistas e residentes brasileiros, não poderia deixar de sediar esse tipo de festividade!

Esses eventos são oportunidades ideais para conhecer outros brasileiros, matar a saudade da música e da gastronomia tupiniquim, além de ser uma ótima maneira de se envolver na comunidade.

O Brazilian Festival da Flórida, que acontece em Coconut Creek, e o Brazilian Fest, em Pompano Beach, são algumas das celebrações em verde e amarelo mais populares do sul da Flórida.

Foto: @brazilianfestivalflorida

Participe de atividades sociais

Lembra dos tempos de escola, quando era muito mais fácil se aproximar dos colegas de sala que também faziam vôlei ou que estavam na sua turma do cursinho de inglês? Na vida adulta não é muito diferente.

Apesar da nacionalidade em comum, nem todos os brasileiros vão se identificar uns com os outros, já que os interesses podem ser bem diferentes. Uma forma, portanto, de se aproximar de quem gosta de coisas semelhantes ao que você curte é buscar grupos específicos, que podem estar relacionados ao esporte, arte e outras atividades.

Construa uma rede de apoio

Estar longe da família, dos amigos, e de tudo que lhe é familiar, não é uma tarefa fácil. Esse sentimento de saudade somado aos obstáculos de ser um imigrante torna o caminho do sonho americano mais tortuoso. É justamente por conta desses desafios que é importante construir uma boa rede de apoio.

Grupos de brasileiros expatriados são valiosos para compartilhar experiências, obter conselhos práticos e estabelecer conexões emocionais. Se você já tem alguns contatos, aproveite para saber sobre outros membros da comunidade canarinho.

Eventos de networking profissional que tenham foco na comunidade brasileira também são excelentes oportunidades para se aproximar mais das pessoas. Essas ocasiões oferecem a chance de conhecer profissionais brasileiros já estabelecidos na região.

Seja proativo e aberto a novas amizades

Não tenha vergonha de puxar conversa com pessoas que compartilham espaços comuns, como supermercados, parques ou eventos. A maioria das pessoas aprecia a oportunidade de fazer novas amizades, até mesmo os americanos, que costumam ser mais reservados.

Mantenha uma mente aberta para diferentes atividades e experiências. Isso pode incluir participar de eventos que inicialmente podem parecer fora da sua zona de conforto.

A integração às comunidades locais não apenas oferece suporte emocional, mas também proporciona uma oportunidade valiosa de enriquecer a experiência de viver em outro lugar – seja na Flórida ou em qualquer parte do globo.